Tradutor para o Blog

A que vem esse Blog

A intenção é que esse blog sirva como um jornal, mostrando as visitas de personalidades, os fatos corriqueiros, enfim tudo que apresente algum interesse. 
Sobretudo tentar mostrar o que é e o que acontece na nossa feira, essa quarentona querida por todos nós expositores e visitantes.

2° Caderno : Assuntos Internos

2° Caderno : Assuntos Internos
Expositor veja as postagens de seu interesse, click

TOMBAMENTO- Colaboração Pamé

TOMBAMENTO- Colaboração  Pamé
Tombamento como bem Imaterial Cultural

CARNAVAL !!! - Pamé

CARNAVAL !!! - Pamé
Carnaval e a Feira Hippie de Ipanema !

Visitas de personalidades na Feira Hippie de Ipanema

sábado, 22 de maio de 2010

Evento

Caros

Em paralelo à exposição Ruy Santos: imagens apreendidas, da qual sou curadora, estou promovendo exibição de alguns filmes que contam com direção, fotografia ou com outro tipo de participação do cineasta em produções brasileiras realizadas entre 1945 e 1989, ano de seu falecimento. Os filmes serão exibidos no Teatro do Centro Cultura Justiça Federal, amanhã, dia 22 de maio, às 14 horas. Os ingressos custam R$1,00.

 Após a exibição haverá debate e conversa com o público, de acordo com a programação abaixo. A intenção da mostra é dar visibilidade ao trabalho de Ruy  Santos no cinema, cuja enorme produção está dispersa e inacessível.


Dia de exibição: 22 de maio
Exibição de 5 filmes, seguida de conversa com o público. A sessão contará com  a participação da diretora executiva da Verona Filmes, Rossana Ghessa, uma das últimas parcerias cinematográficas de Ruy Santos.

Comício: São Paulo a Luiz Carlos Prestes (1945), com direção, roteiro e fotografia de Ruy Santos, curta que já está sendo exibido em monitor durante a exposição Ruy Santos, imagens apreendidas, no Gabinete Fotográfico do 1º andar do CCJF.
Sinopse: o documentário retrata a preparação e a realização  do comício, realizado em 15 de julho de 1945 no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O filme mostra o encontro do líder comunista Luiz Carlos Prestes com o povo após nove anos de prisão, boa parte  desse tempo incomunicável.
Duração : 9min14seg
Classificação: livre

O saci ( 1951 – 53),  com direção de Rodolfo Nanni e fotografia de Ruy Santos
Sinopse: Primeiro filme infantil brasileiro, O Saci foi um marco na história do cinema nacional.  O filme narra as aventuras de Pedrinho e suas tentativas de capturar o endiabrado Saci, que depois irá ajudá-lo a desfazer a bruxaria da Cuca, tudo com a ajuda de Emília e Narizinho do Sítio do Pica Pau Amarelo, onde vivem Dona Benta e Tia Anastácia.
Duração: 65min
Classificação: livre

O Coronel Delmiro Gouveia: o homem e a terra (1968), com direção, roteiro, fotografia e  produção de Ruy Santos.
Sinopse: No curta-metragem de Ruy Santos, feito em 1968, temos um perfil laudatório, que associa o personagem, pioneiro comerciante e industrial nordestino, Delmiro Gouveia  (1863-1917) a outras glórias nacionais, como Villa Lobos (trilha sonora) e Jorge de Lima (citação). Parte desse trabalho de construção de um herói é denunciar nominalmente os supostos autores e mandantes de seu assassinato.
Duração: 9min
Classificação: 12 anos

O Homem e o limite (1976), com direção, fotografia e montagem de Ruy Santos.
Sinopse: Documentário sobre Mário Peixoto e seu filme Limite (1931), considerado um clássico do cinema brasileiro, acompanhado de parte do comentário musical originalmente utilizado por Mário Peixoto. Filme dedicado à memória de: Edgard Brazil, Brutus Pedreira e Plínio Susssekind Rocha.
Duração: 30min

Tereza Bastos

Nenhum comentário: