Tradutor para o Blog

A que vem esse Blog

A intenção é que esse blog sirva como um jornal, mostrando as visitas de personalidades, os fatos corriqueiros, enfim tudo que apresente algum interesse. 
Sobretudo tentar mostrar o que é e o que acontece na nossa feira, essa quarentona querida por todos nós expositores e visitantes.

2° Caderno : Assuntos Internos

2° Caderno : Assuntos Internos
Expositor veja as postagens de seu interesse, click

TOMBAMENTO- Colaboração Pamé

TOMBAMENTO- Colaboração  Pamé
Tombamento como bem Imaterial Cultural

CARNAVAL !!! - Pamé

CARNAVAL !!! - Pamé
Carnaval e a Feira Hippie de Ipanema !

Visitas de personalidades na Feira Hippie de Ipanema

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Materia atraves de nossa amiga e comnpanheira Sonia Madruga

  Portal Fator Brasil  03/09/2010 - 05:39 

Um passeio pela Feira Hippie


Quem não tem ou já teve algum item comprado na Feira Hippie, a maior galeria de artes e artesanato da mundo ao ar livre. Ela funciona todos os domingos, faça chuva ou faça sol, desde 1968, em Ipanema. A Feira que é mundialmente conhecida é parada obrigatória no roteiro de turistas descolados. A feira, famosa por revelar novos nomes da cena artística carioca, também abriga artistas renomados que expõem no local há mais de 35 anos e fazem questão de continuar a expor lá. Caça talentos circulam entre os stands, marchands de outras cidades brasileiras.. É comum a visita de outros artistas ansiosos por saber como participar - informações que podem ser podem ser obtidas no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
Frequentada por pessoas de todos os estilos (até Valentino já passou por lá), a Feira é bastante democrática e oferece de tudo! Desde a comida deliciosa das baianas (nas esquinas com a R dos Jangadeiros), móveis de ferro do Ivan Jilek - um dos fundadores e que tem um acervo fotográfico que conta a história da Feira Hippie desde os primórdios, tem a D Nice, pintora naif, também advogada, grande defensora da FH, sempre elegante e conhece todos... Pioneiros na praça, ela e seu marido, o famoso pintor Jaimendez, que faleceu este ano e deixa saudades em todos nós. No artesanato, bolsas, bijoux, sereias, camisetas, vestidos, sapatos... sim: você encontra de tudo. Tem o Luiz que vende telas, a Rose e a Carla das molduras... a Mari das tintas. Em meio às bolsas, roupas, quadros de favelas, expressionistas e abstratos, percebem-se diferentes expressões do belo, que se refletem na originalidade e unicidade das peças expostas. Há coisas que só se encontram lá, como os belos e únicos retratos da cidade maravilhosa.
Os expositores queridos ajudam a compor a personalidade da Feira. A artista plástica Sonia Madruga, que era uma estilista de sucesso, resolveu largar a moda por amor à pintura e despontou no mercado internacional através de suas aquarelas. Mesmo depois de ser premiada internacionalmente, ela voltou a expor suas obras na General Osório. "Estou na feira hippie desde setembro de 2008, fiz concurso para poder expor na feira e me escolheram na repescagem! (risos)”. Atualmente Sonia expõe seus trabalhos da concorrida galeria Ward-Nasse em Soho, Nova York e já expôs na Galerie Everarts, em Paris, mas está todos os domingos com suas telas à venda, na Feira Hippie. Para a artista, o que há de mais especial é o contato do olhar do publico. “A reação do olhar do passante quando vê minhas obras, é algo maravilhoso que não troco por nada!”.
Para manter a tradição da querida feira, a área pede alguns investimentos. As pedras portuguesas estão mal colocadas e faltando, um perigo para os passantes. As obras do metrô foram desculpa por muito tempo, mas agora está pronto e é hora de agir e cuidar da Feira mais charmosa da cidade.

Nenhum comentário: